Qual novo hábito você adquiriu na quarentena? Vamos aprender dicas para ler mais? Janeiro foi tempo de fazer as metas anuais, mas jamais imaginaríamos que esse ano se tornaria o mais louco de todas as nossas vidas. Dentro da crise, tivemos que nos reinventar e o que acham de repensar no tempo que era gasto no “deslocamento para o trabalho”?
Foi aí que pensamos em dividir com vocês uma experiência pessoal. Havia colocado como meta, ler ao menos um livro por mês durante o ano, para a minha surpresa, já consegui ficar próxima do resultado apenas mudando alguns hábitos.
Comecei tirando todas as noites (antes de dormir) e os finais de semanas um tempo “extra” de leitura após o almoço e a tarde. Em um primeiro momento, por disciplina, passei a contar o número de páginas e dividí-las pelo número de dias que tinha dentro do mês. Exemplo: Quantidade de páginas do livro – 300/30 dias do mês, ou seja, tinha 10 páginas para ler por dia. Se você parar para pensar, pode parecer louco, mas quando você começar a tomar gosto pela coisa, será um caminho sem volta.
Comecei a contar os minutos para chegar a hora de mergulhar dentro das próximas páginas e depois contar tudo o que havia aprendido ao Marcelo (meu namorado). Foi aí que tivemos o segundo insight: movimento de mudança. Aprendemos a a compartilhar os novos conhecimentos adquiridos nos livros diariamente e por fim, passamos a ler os mesmos livros. Não imaginávamos, mas dessa maneira passaríamos a fixar ainda mais os assuntos.
Mudanças e Dicas para ler mais
As novas medidas que adotadas foram:
1- Minha leitura primária do livro
2 – Minha visão do conhecimento – minha troca de experiências e conhecimento
3 – Divisão do conhecimento da leitura dele – divisão dos conhecimentos dele
Se analisarmos a rotina em si, ficamos expostos ao conteúdo em três momentos diferentes, sem contar as vezes que repassamos tudo para amigos e familiares.
Uma terceira forma que encontramos para aprender mais sobre as leituras, foi identificar livros que abordem o mesmo tema! Assim, passamos a ter histórico das coisas em looping positivo de assuntos, agora a exposição aos temas havia se transformado de três para seis.
Confesso que estou amando demais, outra parte boa de trocar livros é que para alguns vale uma dica de “esse não é tão legal, veja apenas essa parte aqui”. Como indivíduo, criar um hábito novo (mesmo depois de uma crise permanecer) continuar lendo todas as noites e dedicar algumas horas do meu final de semana para ler já foi um avanço incrível. Já como casal, desenvolvemos ou hábito de trocar experiências de assuntos em comum, fixar assuntos importantes e nos motivar a ler ainda mais.
Novos conteúdos de leitura
Outro ponto importante é abandonar um pouco os contos de ficção, ler histórias reais do mundo, economia, artigos de trabalho e desenvolvimento pessoal / profissional. Meus romances, momentaneamente foram deixados de lado, substituídos por assuntos que pudessem trazer insights reais.
Parece bobeira, mas além do aprimoramento do conhecimento, a satisfação que esse novo hábito nos traz é imensa. É engraçado mas resolvi compartilhar com vocês essa nova rotina porque depois de ler o livro sobre eles ( O poder do hábito – Charles Duhigg ) comecei a entender e repensar em grande parte do que somos.
Tudo não passa de um conjunto de hábitos e rotinas impostas por nós mesmos. Somos adaptáveis, desde o ano anterior já havia trocado o vício de ficar no celular em transportes públicos por ler livros, e agora acrescentei mais um: ler na hora de dormir. Tenho certeza de que essa soma de coisas continuará trazendo cada vez mais conhecimento e prazer. Nunca imaginei que pudesse tornar um dos meus hobbies preferidos.
Uma coisa que tenho para dividir é: experimente mudar, sair da zona de conforto. Parece bobeira, mas em um passado não muito distante comecei dividindo o número de páginas por um número total de dias, hoje temos que lutar para não devorar tudo em um dia só. É um caminho sem volta … mas esse caminho é tão bom que não existe quem ao seu redor não comece a observar seu novo hábito e se jogar junto. Motivador, reconfortante e inspirador. Experimentem e aproveitem as dicas para ler mais.
2 COMENTARIOS
Amo ler e com certeza tem que ser um hábito diário a leitura abre a mente e nós ajuda a sair de um padrão. Eu já aderi a prática e também indico. Sucesso linda. Amei a sua volta! ❤💋
maravilhosa!!!!!!!!<3