Autoconhecimento: Conhece-te a ti mesmo e conheceras o universo e os Deuses – Sócrates
A frase famosa atribuída ao filosofo Sócrates, escrita na entrada do santuário de Delfos na Grécia antiga remete para a reflexão da importância em nos conhecermos para assim sanarmos as principais dúvidas da época e que perpetuam até os dias de hoje, o Universo e os Deuses o que também podemos entender como a verdade e entendermos melhor o autoconhecimento.
O autoconhecimento é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento e crescimento do indivíduo em todas as áreas de sua vida. Entender como “funcionamos” faz com que mudemos a forma de cobrar ou exigir algo dos outros e isso reflete na qualidade dos relacionamentos e no índice de frustração. Vamos praticar?
Técnicas para se conhecer melhor:
1 – Não julgue a si mesmo ou aos outros
Se conhecer pode revelar algumas partes não tão legais, busque compreender os seus motivos, se trate bem e aceite quem você é nesse momento, a aceitação é fundamental para que ocorra o processo de mudança, lembre-se resistência só potencializa.
Assim como se tratar com carinho, tente não julgar as outras pessoas, cada um tem um motivo para agir como age, alguns estão em processos de mudança e outros adormecidos, mas tudo bem também.
Dica: Escolha um dia da semana para anotar esses pensamentos julgadores e diga para você mesmo “O que eu ganho por pensar assim de mim ou de alguém?”
2 – Conheça as suas emoções
Nossas emoções influenciam a forma de como vemos o mundo, segundo recente estudo da universidade da California. O que você sente? Quando sente? Por que sente? São perguntas que precisam ser respondidas para que você se conheça melhor.
Dica: Escolha um dia da semana e anote, reflita sobre elas, deixe a resposta vir, sem estar no automático.
3 – Pergunta -se
A proposta é questionar as nossas escolhas para saber se realmente são benéficas e contribuem para a qualidade da nossa vida. Por muitas vezes fazemos escolhas no automático sem levar em consideração e sabemos que é mais fácil fazer escolhas fáceis, como comer um fast food, esquecemos que somos produto das nossas escolhas.
Dica: Liste as escolhas que está fazendo agora por área da sua vida, por exemplo: Saúde, quais escolhas faço na minha alimentação? São as mais fáceis? Como posso mudar isso?
Outra dica é, comece devagar e lembre-se de aceitar é o primeiro passo para a mudança. Lembre-se a excelência não é um feito e sim um hábito, então pratique essas ações mais de uma vez na semana. Paz e Luz e até a próxima.
Matéria escrita por Jadson Campos.
Instagram: @jadsoncampos.
2 COMENTARIOS
O autoconhecimento nunca fez tanto sentindo quanto nesses termos de isolamento. Adorei o texto!!
Realmente é maravilhoso se autoconhecer. O jad arrebenta!!