No décimo primeiro episódio do nosso podcast @eutavanobar, conversamos sobre o tal do Novo Normal, uma expressão que surgiu por conta da pandemia e desde então vem sendo utilizada em diversos contextos. Afinal, o que é o novo normal?
Segundo Maria Aparecida Rhein Schirato, diretora da Rhein-Schirato Consultores Associados, o Novo Normal “seria a proposta de um novo padrão que possa garantir nossa sobrevivência”.
O novo normal é mesmo novo?
Desde o início da pandemia, adotamos novos hábitos por uma questão de adequação da realidade. A utilização de um “kit covid”, com máscara, álcool em gel e, em alguns casos, o uso de luvas, foi uma das mudanças mais visíveis. Percebemos também a aceleração de alguns movimentos do ponto de vista profissional, como por exemplo, a implantação do home office, as reuniões virtuais e, consequentemente, a diminuição da locomoção das pessoas no ir e vir do trabalho.
Nós três, enquanto especialistas de mesa de bar, temos dúvidas e desconfianças tanto na utilização dessa expressão, quanto na certeza se de fato essa mudanças serão permanentes ou apenas momentâneas. Será que quando a vacina for distribuída e houver imunização da população, as pessoas ainda utilizarão máscaras? Será que o mercado de trabalho do Brasil vai se adaptar ao home office, uma vez que grande parte das empresas brasileiras não possuía essa cultura? E as reuniões virtuais? Será que finalmente aprendemos a otimizar o tempo e não vamos mais precisar passar o dia todo de um lado para o outro?
Outra dúvida que temos com relação ao uso dessa expressão, é que parte das pessoas acredita que a pandemia pode trazer uma consciência coletiva para a humanidade. Será mesmo?
A verdade é que, num papo de bar, a gente fala, expõe nosso ponto de vista, às vezes discute, mas no final sempre acabamos brindando nossas diferenças e semelhanças. E por enquanto, a única certeza que nós três temos é que o Zé Delivery foi o melhor serviço criado durante a pandemia. Pelo menos podemos pedir nossa cervejinha gelada em casa. J
Puxa sua cadeira, pede sua cerveja e ouça agora nosso podcast, disponíveis nas plataformas digitais mais populares. Veja aqui Linktree.