Essa semana recebi um release muito interessante falando sobre elasticidade capilar. Não fazia ideia que era importante a manter e os benefícios, por isso, achei importante compartilhar com vocês.
Em primeiro lugar, o que você precisa saber é que as proteínas do cabelo apresentam elasticidade natural. Por isso, permite que os fios sejam esticados quando são penteados. Isso, é o que faz com que os cabelos não se quebrem com facilidade.
Elasticidade capilar
Em primeiro lugar, mudanças na elasticidade podem ocorrer em virtude de algumas situações do clima ou uso de produtos. Por isso, conhecer as situações que fazem isso com os fios é muito importante.
De acordo com o médico e tricologista Dr Ademir Leite Junior
Fatores que alteram a elasticidade dos fios:
Acima de tudo, o aumento da umidade do ar altera a elasticidade dos fios. Portanto, é comum que isso aconteça em dias úmidos. Outro fator também é quando os cabelos se encontram molhados. Quanto mais grosso o fio mais ele consegue aguentar o processo.
O uso do secador ou chapinha também pode prejudicar. É indicado o uso de 85°C para cabelos sem química, 65°C para os quimicamente tratados.
Tipos de cabelo:
À principio, cabelos descoloridos possuem menor elasticidade dos demais. Por outro lado, cabelos com escovas progressivas ou permanentes também sofrem mudanças expressivas. Logo, são cabelos que suportam menos força e se quebram com mais facilidade. Colorações modificam a elasticidade dos fios. Os danos são maiores quando se passa de uma cor mais escura para uma mais clara. Pessoas que pintam o cabelo em cores mais escurar sofrem mais danos.
Dicas de shampoos:
Embora os shampoos possuam espumantes, lesam os fios. Porém, os danos causados por produtos de limpeza como esses costumam ser muito pequenos. Principalmente quando comparamos à outros métodos.
Produtos com pHs muito baixo (<2) ou altos (>9) costumam causar danos irreversíveis aos fios. Embora, em um primeiro momento, o tempo de exposição seja relativamente longo. Produtos de aplicação demorada e que estejam com pHs entre 2 e 9 quase nunca causam problemas.
Vale lembrar que radiações solares levam a danos irreversíveis.
Casos mais graves:
Pessoas que sofrem com hipotireoidismo e outras doenças endócrinas acabam tendo cabelos menos elásticos. Já cabelos com força comprometida costumam precisar de atenção especial. Os procedimentos que ajudam na recuperação parcial dos fios são: hidratações, as cauterizações e queratina. Use produtos suaves, protetores, silicones e produtos sem enxague.
Eu adorei as dicas, e vocês? Informações mega importantes, leiam e sigam com cuidado.