App Pais Amigos já possibilitou o nascimento de mais de uma centena de bebês por meio da coparentalidade
Imagine um mundo onde as pessoas que querem ser pais e mães não precisam se casar para realizar este sonho e ainda podendo contar com um parceiro nesta incrível jornada. Por meio de uma rede social, usuários já podem se conhecer e planejar juntos e com responsabilidade uma coparentalidade, que é quando duas ou mais pessoas se unem para criar um filho juntas como Pais Amigos. Já são centenas de bebês nascidos por meio do projeto. ASSISTA AQUI
A rede social Pais Amigos – Construindo Famílias, Desconstruindo Preconceitos, em parceria com o projeto Co-Parents World da ONG Global ORG, foi lançada em 2017 pela Jornalista e Educadora Parental, Taline Schneider, que sempre teve vontade de ser mãe, mas não queria se casar e nem realizar uma produção independente. Foi assim que ela trouxe a discussão ao Brasil três anos antes, sendo inspiração para tramas de duas novelas da Rede Globo (Além do Tempo e Totalmente Demais), bem como pauta do Fantástico e Fátima Bernardes, dos canais Futura e GNT, e das revistas Super Interessante, Marie Claire, Cláudia e Crescer. E em 2022 realizou seu sonho dando a luz ao Otto.
O Projeto Pais Amigos da Taline, e o Projeto Co-Parents World da ONG Global ORG se uniram, sem medir esforços, para divulgar a proposta pelo Brasil e mundo a fora pela importância da conscientização do exercício de uma parentalidade com responsabilidade e planejamento. Num país onde 5 milhões de filhos não tem o pai no registro, com mais de 11,5 milhões de mães solo, com cerca de 40 milhões de LGBTQIAP+ e mais de ⅓ dos casamentos culminando em divórcio, é urgente se pensar alternativas de construção familiar. “O bom desenvolvimento de uma criança e uma boa saúde mental em sua vida adulta são reflexos de uma educação afetuosa, respeitosa e acima de tudo harmoniosa. Nada melhor que uma amizade para isso. Portanto, a coparentalidade pode, e deve, ser exercida não somente por pais amigos, mas sim aprendida e aplicada pelos pais separados e casados. A conjugalidade é uma relação que pode terminar, já a parentalidade não, sendo um vínculo para sempre e, justamente por isso, deve ser harmonioso e respeitoso”, explica a idealizadora do projeto.
O App Co-Parents World conecta os interessados em um grupo de discussão e apresentações no Telegram. Já o Projeto Pais Amigos conta com uma versão experimental de aplicativo para seus usuários e uma rede de apoio para planejamento familiar e educação parental. A parceria busca apoio e divulgação dessa proposta inédita, disruptiva e revolucionária para uma verdadeira e necessária transformação social na concepção de famílias. Assim como investidores ou patrocinadores para o crescimento do projeto no país e no mundo, por meio da construção de um aplicativo global.
Venha saber mais, nos conhecer, seguir e compartilhar
@paisamigos_br – @coparent.world – @globalorg – @fazumfilhocomigo