Em primeiro lugar acredito que seja UMA NECESSIDADE que essa preocupação seja inserida em todos os setores da Sociedade. Os produtos de higiene menstrual, assim como tampões e absorventes, além de representarem um custo financeiro mensal, também acabam em aterros sanitários ou sistemas de esgoto na maioria dos países. Os absorventes levam muitos anos para se decompor na natureza. E é por isso que falaremos hoje sobre a calcinha absorvente.
Em outras palavras, observo com alegria uma geração que vem puxando a questão ambiental, fazendo com que o mercado pense em estratégias sustentáveis também nos cuidados mais íntimos da mulher. Nesse sentido, o copo menstrual ganhou muitxs adeptxs, pois além de ajudar mulheres com sensibilidade aos absorventes convencionais, estimula o consumo consciente.
Em relação à segurança, ginecologistas divergem de opinião. Uma pesquisa que avaliou diversos estudos concluiu que os copos menstruais são uma opção segura para o gerenciamento da menstruação e estão sendo usados internacionalmente. Contudo, concluíram que são necessários estudos de boa qualidade nesse campo, além de avaliações sobre custo-efetividade e efeito ambiental comparando diferentes produtos para a menstruação. Encontramos na literatura relatos de efeitos adversos com o copo menstrual, a sugestão é que converse com seu ginecologista sobre o assunto.
Calcinha absorvente
As calcinhas absorventes vieram para substituir os absorventes. Elas são laváveis e reutilizáveis – absorvem líquidos como menstruação e escapes leves de urina, sendo impermeáveis. Algumas marcas estão investindo cada vez mais nesse setor, aliando a questão de sustentabilidade à tecnologia. A tecnologia permite que sejam respiráveis. Pode ser uma boa dica para mulheres que suam muito na região da virilha. Normalmente, são capazes de absorver 15 a 35ml, variando conforme os modelos. Lembrando que o fluxo menstrual ao longo dos dias pode totalizar até 80 ml, consideramos o padrão normal. A necessidade de trocar a calcinha vai depender do fluxo menstrual de cada pessoa.
A lavagem é simples e feita com sabão neutro e água fria. A marca Pantys produziu o forro interno de tecido modal – tecido natural, como o algodão, de alta tecnologia e sustentável e Nacional. Outra alternativa que surge são os absorventes orgânicos biodegradáveis e o retorno dos absorventes de pano reutilizáveis e feitos de algodão, o que ajuda a pele a respirar.
Em suma, o que você pensa sobre isso? Conte a sua experiência. Envie para sua amiga que já faz uso!
Tudo retorna à natureza, pois todos somos parte dela!
Conheça um pouco do meu trabalho.
Dra. Aparecida Monteiro – Ginecologista e Obstetra – CRM 5266966-0
https://www.instagram.com/dra.aparecidamonteiro/
https://draparecidamonteiro.com.br/
Cuide-se com carinho e Abrace seus sentimentos!
Fonte consultada e sugeridas:
Resources, Conservation and Recycling. Volume 150, November 2019, 104422. Lancet Public Health. 2019 ago; 4 (8): e376-e393. https://www.ecycle.com.br/5400-alternativas-absorvente.html
https://www.ecycle.com.br/3989-absorvente-impactos-ambientais