“Oi! E.u s-o-u a Natalia. E-u s.o.u a Suelen. Eu sou a Carla. E nós somos o Eu Tava no Bar! ÊÊÊÊÊÊÊÊhhhh.” É desse jeito que elas começam cada episódio podcast (escute agora), que já está no seu 9º tema. A ideia de começar um podcast surgiu de uma outra ideia que, entre tantas coisas no mundo, precisou ser adiada por causa do Corona Vírus.
Natalia, Suelen e Carla – Eu Tava no Bar
No fim de 2018, Natalia e Suelen, que ainda não se conheciam, mudaram-se para a cidade do Porto, em Portugal, para fazer mestrado em Marketing. Posteriormente se conheceram durante as aulas e viraram amigas rapidamente. Em 2019, junto com outras 4 mulheres, criaram o Coletivo Elas. Em um primeiro momento, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino através de iniciativas que davam oportunidades para mulheres mostrarem seu trabalho. Criaram uma feira de modas, um circuito de workshop e uma festa. Enquanto isso realizaram diversas edições de feiras e festas durante o ano. Esse é o grande exemplo de uma coisa que começou pequena e sem nenhum euro de investimento. Desta maneira, se plantou a sementinha do empreendedorismo na cabeça das duas.
Em 2020, por motivos pessoais, elas voltaram ao Brasil e, junto com a Carla, que já vinha dando sinais de insatisfação na sua vida profissional, decidiram recriar o projeto no Rio de Janeiro. Mas mal iniciaram as movimentações e as ideias, a quarentena começou e, literalmente, o mundo parou.
Oportunidade na quartentena
Depois disso tudo e mais 60 dias de isolamento social, sem perspectiva de retorno a vida normal e junto da angústia de não conseguirem “tocar” o projeto, surgiu a ideia do podcast. Nenhuma das três fazia ideia de por onde começar a criar um podcast, embora sabiam que estavam sentindo uma falta. Era uma saudade absurda de encontrar os amigos, de ver as pessoas, de conversar e, principalmente, de sentar em um bar e tomar uma cerveja. E é por isso que o nome do podcast é Eu Tava no Bar.
Criação do Podcast
As pautas do podcast são baseadas em algumas características: bate papo entre mulheres numa mesa de bar, assuntos cotidianos pouco ou muito aprofundados (depende do quanto a gente já bebeu) e linguagem simples. Certamente com uma cerveja e três copos na mesa, mesmo que essa mesa seja a mesinha de centro da casa da Carla, e mesmo que a cerveja não seja entregue pelo garçom, e sim pelo Zé Delivery.
Não existe “profissionalismo” do ponto de vista de infraestrutura durante a gravação dos episódios do Eu Tava No Bar. Enquanto isso existe um telefone celular encaixado em um mini tripé, uma janela fechada pra diminuir o barulho da rua e três amigas mantendo certa distância e torcendo para a voz não sair baixa porque o telefone está um pouco longe.
Temas abordados
Temas como O Pior Dia dos Namorados, A Importância dos Likes no Instagram e até mesmo uma “crítica” do filme 365 Dias, da Netflix, por exemplo, já foram ouvidos por mais de 2000 mil pessoas no total. No quadro, Por Conta da Casa, que é feito no fim do podcast, elas dão dicas de qualquer coisa que acham interessante e pertinente, desde uma comida, um filme, um livro, etc.
Ouvintes
73% dos ouvintes são do sexo feminino e 58% tem idade entre 28 e 34 anos. Isso é bem interessante levando em conta que no início do projeto, foi definida uma persona que se enquadra exatamente nesse perfil. Em resumo, O Eu Tava no Bar tem uma página de mesmo nome no Instagram, que é alimentada pelas próprias meninas de acordo com o tema da semana.
Tudo que envolve o projeto é feito de maneira bem orgânica, quase como um hobby. Porém, essa foi a forma que elas encontraram de se reinventar durante a quarentena, criando algo que poderá ou não ser utilizado futuramente em alguma nova empreitada, quando tudo isso passar. Embora elas não veem a hora de isso tudo passar logo.
Como escutar?
O Eu Tava no Bar está nas principais plataformas de streaming e toda quinta-feira tem um novo episódio no ar. Para quem quiser ouvir amenidades do dia-a-dia debatidas por 3 cariocas fãs de um bom bar, puxa uma cadeira, abre uma cerveja, aumenta o volume e aproveita o papo. Em suma, é diversão na certa.
Enquanto aguardar o próximo podcast, que tal maratonar conteúdo já publicado?
Matéria escrita por: time Eu tava no bar
Instagram: eutavanobar
Escute agora os podcast
2 COMENTARIOS
Aahh esse podcast é maravilhoso. Da vontade de puxar uma cadeira, pegar mais um copo e debater junto com elas. Muito sucesso meninas.
elas são demais!!!!!