Primeiramente é engraçado pensar que desde pequenos somos “vítimas” do nosso sorriso. Em um segundo momento, aos sete anos quando perdermos o primeiro dente, já imaginamos que se crescer torto, precisaremos colocar aparelho. Por outro lado, com o avanço da internet e da medicina, a criança já nasce sabendo o que é implante dentário e o que pode fazer para prevenir. d
Por outro lado, a idade vai chegando e se tivermos a ausência de cuidados, o nosso sorriso novamente ficará comprometido. Muita gente se envergonha de falar sobre o que é Implante Dentário, e o pior, não buscam informações corretas para esse procedimentos tão importante. Acreditamos que quanto mais falamos do assunto, mais somamos conhecimento, ou seja, somos mais uma vez expostos ao cuidados.
O que é impante dentário?
Para esclarecer o assunto, nos deparamos com esse vídeo incrível da Clínica Sorridere, que é uma clínica gaucha de muita credibilidade. O mais importante é que além de tirar dúvidas, nos fez ter o gatilho de compartilhar essa informação.
Em conclusão, trouxemos não só o vídeo mas o descritivo de cada procedimento para que você fique a par de todo o processo.
Como fazer?
Modalidades:
Implante ósseo integrado: Instalados no osso maxilar cirurgicamente necessitam de um tempo de ósseo integração que é cerca de 3-4 meses na mandíbula e de 4-6 na maxila.
Prótese Fixa: É uma prótese total fixada sobre 4-8 implantes dentários que não é removida pelo paciente. Esse tipo de prótese pode ser confeccionada em acrílico ou porcelana e o paciente tem seu poder de mastigação recuperado em 85%, muito superior aos 20% com as dentaduras tradicionais.
Prótese Móvel: Consiste em uma dentadura (prótese total) fixada por meio de dispositivos de encaixe que são instalados sobre os implantes para resolver o problema de retenção (prótese mais firme – maior segurança e conforto). O paciente pode colocar ou tirar a prótese sempre que necessário fazer a higiene que se torna mais fácil. Possui um custo menor que a prótese fixa pois necessita menos implantes dentais 2-4 em média, e é feita de acrílico.
Cirurgia Guiada: Todo o processo da cirurgia guiada é realizado por meio de instrumentos rotatórios através de um guia cirurgico. Esse guia é construído em empresas de prototipagem que utilizam os dados provenientes da tomografia digital e de programas específicos onde o implantodontista realiza a colocação virtual dos implantes.
Outras opções:
Carga Imediata: A carga imediata ou função imediata é possível de ser executada quando a qualidade e quantidade óssea são suficientes para a estabilização e travamento do implante dentário. Isso permite a imediata instalação de um dente provisório funcional sobre o implante. Após o tempo de ósseo integração se completar será confeccionada a prótese dentária definitiva de porcelana.
Implante ortodôntico: Capazes de fornecer um apoio estático e rígido para a ancoragem das forças ortodônticas sem se deslocarem. Possibilitando o tratamento de má oclusões graves em que os dentes não são suficientes em qualidade ou quantidade.
Mini Implantes dentários: Tratam-se de implantes dentários que tem a função de segurar ou melhor fixar as overdentures ou sobredentaduras. O mini implante dentário surgiu como uma alternativa atraente de substituir os implantes tradicionais em casos de pacientes que não podem suportar o procedimento cirúrgico ocasionado por implantes tradicionais.
Se achou o nosso artigo porque precisa fazer um implante dentário, o que precisa saber é: tenha calma, vai dar certo. Um segundo ponto importante é buscar ajuda de um profissional qualificado. Nós detalhamos um pouquinho de cada procedimento para que na busca ao cuidado médico, você não fique tão atado de informações.
De qualquer modo, se você não sabe, a ida ao dentista deve ser regular, de seis em seis meses, justamente com o objetivo de prevenção para futuros tratamentos mais invasivos. Agora você não tem mais desculpas para não se cuidar.