Meu nome é Carol Morena, tenho 29 anos, sou carioca, advogada, atriz, moradora da zona oeste do Rio de Janeiro, e agora sou nova colunista do “Time Blá” para assuntos como arte, cultura e sociedade.
Para os que adoram um mapa astral, informo que tenho sol em virgem, ascendente em áries e lua em gêmeos (sem julgamentos, por favor rsrsrs).
Sou formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense e hoje estudo atuação na Escola de Atores Wolf Maya.
Sim, você pode estar se perguntando como eu fui de um extremo para o outro, não é mesmo? (rs)
Este artigo é, justamente, para falar um pouco sobre isso e também sobre meu interesse pela escrita, que me direcionou a ser colunista deste blog.
O início
Então, minha escolha profissional começou no ensino médio, quando decidi pelo Direito, por conta de algumas afinidades. Afinal, sempre tive boas memória, escrita e oratória, além de sempre ter tido mais facilidade com a área de humanas, como história e geografia.
Ademais, acredito que eu tivesse uma ideia do Direito mais romantizada, talvez até estimulada por filmes e séries norte-americanos, que mostravam um dinamismo muito interessante. Fora que sempre fui muito contestadora, bastante crítica e um tanto de esquerda, o que certamente me incentivou a escolher essa área. Isso porque tinha descoberto que Lênin havia feito Direito também e lá foi a menina de esquerda querer a mesma profissão (rsrsrs).
Ocorre que comecei a graduação e vi que não era nada daquilo. A rotina era muito mais monótona do que eu esperava e isso foi me desencantando pouco a pouco. Terminei a faculdade bastante desestimulada e sem saber ao certo o que fazer.
Acabei indo para o que, fatalmente, muitas pessoas do Direito acabam buscando, por uma questão de ganhos financeiros, estabilidade e rotina menos puxada do que em um escritório de advocacia: concursos públicos.
No entanto, também não me sentia estimulada a estudar, acho que muito em razão de que não era exatamente aquilo o que eu esperava para meu futuro, sabem?
Novos ventos: mais arte e cultura em minha vida
Após o término de um relacionamento de longuíssima data – quase oito anos juntos – tive a ideia de começar uma atividade nova para me movimentar, apenas como hobby mesmo.
Depois de pensar em inúmeras possibilidades, lembrei que sempre tive uma grande frustração durante toda minha vida, que era ter estudado em colégios que não ofereciam uma grade cultural, com aulas de teatro e música, por exemplo.
Foi aí que tive o “insight” de experimentar o que sempre queria ter feito e que todo mundo falava “nossa, a globo está perdendo uma excelente atriz, heim?!”. Aqueles papos da tia, mãe do coleguinha, sabem? rs
Assim, entrei para uma escola livre de teatro, no começo de 2018, aqui no meu bairro mesmo.
Com efeito, apaixonei-me imediatamente pelo trabalho de atriz, pela leveza e pela adrenalina que é estar no palco. Notei, igualmente, que a área era muito difícil e teria que fazer inúmeros sacrifícios.
Porém, percebi também que isso não importava muito, pois estava bastante disposta a exercer algo pelo que eu realmente fosse apaixonada e sentisse prazer fazendo.
Esses fatos fizeram girar uma chave na minha cabeça, de que talvez eu quisesse fazer isso pelo resto da minha vida.
Decisão
Depois da minha primeira peça de teatro, em que todos elogiaram muito meu trabalho e ganhei o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, acendeu uma luz dentro de mim de que, quem sabe, eu realmente não estivesse no lugar certo.
Até porque, sempre fui muito ligada à área das artes e cultura pela família, já que minha avó sabia tocar violino e fez Escola de Belas Artes, na UFRJ. Aliás, eu mesma sempre soube desenhar bem e sempre tive facilidade com trabalhos manuais em geral.
Inclusive, também tenho intenção de me desenvolver mais nessa área do desenho, para fazer “lettering”, assunto sobre o qual também falarei futuramente aqui no blog.
Enfim, quando assumi esse meu lugar na arte, entrei, no começo de 2019, na Escola de Atores Wolf Maya.
Foi nesse momento que tive ainda mais certeza do que estava escolhendo, pois vejo que tenho facilidade – ou, pelo menos, sinto muito gosto – em montar figurino, fazer caracterização, criar e dirigir cenas e, obviamente, em atuar.
Em meus planos futuros, está montar um canal no YouTube, sozinha ou com colegas, para mostrar meu trabalho, que é bastante direcionado para a comédia.
Portanto, fiquem atentxs às novidades (rsrsrs)!
Interesse pela escrita
Sempre gostei muito de estudar português, assim como de ler e escrever.
Eu era aquela aluna que se empolgava nas respostas da prova de interpretação de texto e a que saía por último da sala, no dia da avaliação de redação (rsrsrs).
Por essa razão, justamente por conta de uma competição interna de redação no colégio, tive minha dissertação selecionada para receber um prêmio da Folha Dirigida, quando estava no 3º ano do ensio médio.
Inclusive, pensei bastante, nessa época, em ser editora de algum jornal ulteriormente. “Quem sabe?”.
Além disso, quando estava estudando para o vestibular, tive um texto publicado nos sites “O Globo” e da UnB, daqueles revoltados contra a organizações e desorganizações do Enem (rs). Havia postado esse texto no falecido “orkut”, o qual acabou ganhando, para aquela época, até que bastante repercussão.
Fora poemas e textos – e agora também roteiros – que faço, geralmente na calada da noite (rsrs), hora do dia na qual costumo ter mais inspiração.
Assim sendo, desde muito nova, tenho interesse pela escrita e, por essa razão, este projeto do blog se tornou muito instigante e realizador para mim.
Editora de arte, cultura e sociedade do Blog “Time Blá”
Hoje, através deste canal de comunicação, vou poder compartilhar um pouco do meu universo.
Como nova editora, pretendo trazer bastante assuntos sobre arte e cultura, assuntos importantes para a sociedade e, sempre que possível, assuntos com um ligeiro pé na cultura nerd/geek.
Quero conversar com o mais heterogêneo grupo de pessoas e tentar levar informação de qualidade para todos.
Espero que gostem, informem-se e divirtam-se bastante 😉.
–
Escrito por Carol Morena.
4 COMENTARIOS
Adoreiiii!! Acompanho a muuuitos anos ( melhor nem fazer as contas rs) e sempre achei que a arte fazia parte da sua alma e ainda bem que a maturidade nos traz a ” coragem” de tentar algo novo e de nos fazer renascer a cada dia!!! Estou muito animada pelo que está por vir!
Obrigada, sua linda! Também fico muito feliz com esse novo caminho que está se delineando à minha frente! Agradeço demais pelo apoio e por sua amizade, que perdura por todos esses longos 17 anos! Estamos juntas! 🙂
Carol amei a iniciativa e o texto! Sempre tive essa sensação de não me sentir preenchida com o direito também, então me identifiquei muito com o que li.
To bem ansiosa pra acompanhar todos os seus conteúdos!
Ai que legal, Elen! Obrigada por ter lido e pelo apoio… Pois é, né? Mas tudo tem um ganho nesta vida e tenho certeza que o Direito veio para somar… Tudo acontece por uma razão 🙂
Acompanha sim os conteúdos, po… Acabei de publicar um artigo sobre Lei Rouanet, aproveitando a pegada jurídica e combinando com a artística hahahah