No último dia 13, a La Roche-Posay lançou campanha que trazia como objetivo tratar de um assunto muito importante, o impacto dos problemas de pele na qualidade de vida das pessoas.
É um fato. Hoje, quase 2 bilhões de pessoas em todo o mundo sofrem de problemas de pele, seja em maior ou menor proporção. Desde falta de sono, baixa autoestima, ansiedade, pressão social, até faltas à escola e ao trabalho, estudos mostram que esses problemas de pele têm um impacto mais profundo em nossas vidas1 do que pensamos e representam hoje uma verdadeira questão de saúde pública.
Como a marca de dermocosméticos número 1 em recomendações de dermatologistas em todo o mundo, La Roche-Posay está há mais de 40 anos trabalhando lado a lado com médicos, cientistas e dermatologistas, para ajudar a população a prevenir e superar os impactos provocados pelos problemas de pele. Ao longo de muitos anos, a marca segue conduzindo estudos para compreender melhor sobre esses impactos na qualidade de vida. É hora de agir e unir forças para aumentar a consciência como nunca antes e mostrar que a dermatologia pode realmente mudar vidas.
Como um primeiro passo, La Roche-Posay realizou em novembro passado um evento mundial reunindo 5.000 dermatologistas, jornalistas e influenciadores do mundo inteiro. Hoje, a marca está dando um passo adiante com uma nova campanha institucional para aumentar o conhecimento e homenagear todas essas mulheres e homens que lutam diariamente por uma pele saudável. Com um filme estrelado por pessoas reais, com problemas de pele reais, a campanha tem um objetivo simples: dar voz a todos que sofrem em silêncio, mostrar que não estão sozinhos e que existem soluções dermatológicas que transformam vidas.
Impacto dos problemas de pele na qualidade de vida
Os números falam por si. No mundo inteiro, os problemas de pele são uma preocupação importante, crescente e ainda assim subestimada. Estudos mostram que problemas de pele podem impactar sua vida diária. Falta de sono, baixa autoconfiança, ansiedade, fobia social… Esses são apenas alguns exemplos do impacto dos problemas de pele na qualidade de vida, de acordo com os estudos clínicos mais recentes. Em 2020, a La Roche-Posay conduziu uma revisão científica exclusiva para entender melhor o impacto desses problemas de pele. 16 anos após seu primeiro estudo sobre qualidade de vida (2006), os aprendizados são muito claros: os problemas de pele vão muito além da pele.
REVISÃO CIENTÍFICA EXCLUSIVA DE LA ROCHE-POSAY
– PRINCIPAIS NÚMEROS E APRENDIZADOS – Até 2050, 50% da população mundial terá alergias.
– 50% dos pacientes com acne se auto-isolam
– 79% dos pacientes com dermatite atópica faltam ao trabalho devido à sua condição
– 46% dos pacientes com acne são mais propensos a desenvolver depressão grave
– 47% a 60% dos pacientes com eczema: relatam noites sem dormir
– 80% dos pacientes sofrem de efeitos colaterais na pele durante tratamentos de câncer
– 50% das pessoas com dermatite atópica sentem-se estigmatizadas pela sociedade
Em 2020, La Roche-Posay também fez parceria com a GlobalSkin, uma organização sem fins lucrativos composta por associações de pacientes dermatológicos do mundo inteiro. Tanto GlobalSkin quanto La Roche-Posay compartilham os objetivos de promover a dermatologia e fortalecer a voz dos pacientes. A GlobalSkin desenvolveu um projeto de pesquisa global inovador, a Pesquisa Global de Impacto em Pacientes de Doenças Dermatológicas. Seu objetivo é medir a carga global de doenças dermatológicas em amplo espectro, desenvolvendo e usando um novo instrumento de medição inovador. La Roche-Posay tem muito orgulho de ser um patrocinador oficial da organização.
De acordo com Maíra da Matta, Diretora de La Roche-Posay no Brasil:
“Quando olhamos para a pele, nós vemos pessoas. E pessoas não deveriam se sentir sozinhas frente a problemas reais, que são uma questão de saúdepública”, diz Maíra.
“Ninguém deveria ser definido por suas alergias, crises de acne, dermatites ou cicatrizes. E esse é o nosso compromisso: lançar uma campanha mundial para dar voz a 1.9 bilhão de pessoas que sofrem dos efeitos colaterais, físicos e mentais, provocados por problemas de pele. A Dermatologia tem o poder de transformar vidas. Por isso, seguimos em parceria com médicos e dermatologistas de todo o país, compartilhando nossos avanços científicos e inovações em cuidados dermatológicos que proporcionam melhor qualidade de vida e bem-estar. Esperamos encorajar cada vez mais pessoas a compartilharem suas histórias de pele, rompendo com padrões estéticos inatingíveis e promovendo uma mudança não apenas positiva, mas muito necessária.
QUANDO OLHAMOS PARA A PELE, NÓS VEMOS PESSOAS. #MUITOMAISDOQUEPELE
Para La Roche-Posay, as pessoas não devem ser definidas por suas alergias, acne, dermatite atópica ou cicatrizes. E em primeiro lugar, nunca deveriam se sentir abandonadas na luta pela saúde da pele. Este é exatamente o objetivo da primeira campanha da marca a ser lançada no mundo inteiro: aumentar a conscientização ao dar voz a 1,9 bilhões de pessoas que sofrem os efeitos de problemas de pele. E mostrar que a dermatologia tem o poder de mudar vidas.
Desabafo:
Em suma, vocês acompanham há mais de oito anos a minha luta com a dermatite e os mil produtos que sempre busco usar. Embora encare o assunto de bom tom, essa não é a realidade de muitos pacientes que passam por problemas de pele. Já era tempo das marcas levantarem uma bandeira tão importante quanto essa, enquanto isso, milhares de pessoas continuam muitas vezes sofrendo caladas.
O mais importante, é pode contar com a ajuda de marcas que já se tornaram aliadas em nossos cuidados diários, em resumo, não esperada nada diferente de La Roche-Posay. Acima de tudo, eles sempre foram inovadores e pensaram em todos os detalhes nos desenvolvimentos dos produtos.
La Roche-Posay incentiva todos aqueles que foram afetados por problemas de pele a compartilhar suas histórias nas redes sociais ou compartilhar as de outras pessoas usando #muitomaisdoquepele (#skinismorethanskin) e mostrar a outras pessoas afetadas que elas não estão sozinhas nessa luta. Influenciadores de todo o mundo apoiarão a campanha, compartilhando sua experiência pessoal e incentivando seus seguidores a buscar aconselhamento profissional de um dermatologista.