O K-pop é uma tendência que conseguiu o grande feito de conquistar o mundo com suas características específicas, que atraíram a atenção dos jovens de vários países incluindo o Brasil.
Talvez neste momento você esteja se perguntando: Mas o que é K-pop? E neste artigo iremos te responder esta pergunta. Afinal de contas não se investe num mercado que não se conhece.
Então fica até o final deste artigo, para entender tudo o que você precisa saber sobre k-pop e as possibilidades de lucrar com essa onda, que vem atraindo multidões por onde passa.
O que é K-pop?
Mas afinal de contas o que é k-pop? Trata-se de um estilo musical sul coreano, no entanto não significa que todos na Coreia do Sul escutam apenas k-pop.
Do mesmo jeito que nós aqui no Brasil não ouvimos apenas mpb ou funk, lá na Coreia do Sul existem outros estilos musicais.
Lembrando que k-pop não é apenas música, trata-se de toda uma cultura formada por músicas, novelas, filmes e etc.
O K-pop é uma mistura de diversos gêneros musicais, uma tentativa de copiar músicas ocidentais e acrescentar características específicas sul coreanas. E que por sinal deu muito certo!
Além de ser um estilo musical podemos também afirmar que o k-pop é uma indústria muito forte. Cerca de 100 novos artistas são lançados por ano.
Uma das características dessa indústria musical é a perfeição das performances dos grupos e dos artistas formados por ela. Não é um processo simples fazer parte dos grupos e alcançar sucesso.
Os grupos e artistas do k-pop passam por treinamentos longos desde a infância, para que consigam entrar para essa competitiva indústria. Onde são vistos como produtos para o mercado musical.
Como foi o surgimento do K-pop?
O K-pop não é uma novidade e muito menos recente. Ele já existe na Coreia do Sul desde os anos 90, mas apenas recentemente conseguiu seu lugar no cenário mundial.
Com a mistura de vários gêneros musicais de todo o mundo, misturando coreano com inglês, conquistando fãs por toda a Coreia. O k-pop surgiu como uma tentativa de superar a crise financeira que a Ásia passava.
Foi feito um grande investimento em entretenimento visando vencer tal crise e o resultado foram os grandes nomes responsáveis por dar uma “cara” para o estilo. Como por exemplo: BoA, H.O.T e S.E.S.
No seu início e ainda hoje o k-pop sofre críticas pesadas pela crítica especializada, mas apesar disso vem conquistando um número gigantesco de fãs nos últimos anos.
Você se lembra do PSY?
PSY surgiu do nada no cenário musical, um coreano engraçado demais, com uma dança peculiar e um vídeo clipe totalmente surreal.
Ele simplesmente estourou com a música Gangnam Style em 2012, mostrando ao mundo o poder da música coreana e abrindo caminho para que a Coreia alcançasse o mundo com o k-pop.
A partir do sucesso repentino de Gangnam Style, as pessoas começaram a se interessar pelo estilo e a procurar novas bandas do gênero e dessa forma, hoje o mundo ocidental está praticamente sendo dominado pelo k-pop.
Porque investir nessa onda?
Acredito que depois de tudo o que foi dito até aqui, você já conseguiu perceber que o k-pop é uma possibilidade de investimento bastante sustentável. Uma vez que vem crescendo constantemente e pela evolução que teve até chegar no patamar atual.
Além disso um dos grandes motivos para investir é que os jovens estão em peso no cenário k-pop, estão por dentro das novas bandas formadas, dos novos artistas e até mesmo interessados na cultura coreana.
Se você investidor entrar neste mundo de cabeça aberta, com um olhar positivo para o mercado coreano, o único resultado possível é sucesso.
Mas talvez agora você esteja pensando: “Sim, muito legal tudo isso. Mas como irei investir nesse mercado? O que posso fazer?”
Tenho uma marca, Como investir no K-pop?
O primeiro passo para investir em qualquer negócio é conhecer a persona. O que os fãs de k-pop procuram? O que mais gostam de fazer? Pelo que têm mais interesse? Quais são suas grandes dores? Como se comunicam?
Você precisa trabalhar pesado nisso, para que consiga sucesso em suas investidas neste mercado. Para não cometer erros de comunicação, por exemplo: Imagina você errar o nome de uma banda?
Ou então cometer o pecado de chamar coreanos de japoneses. Ou ainda dizer que é tudo igual.
Esses equívocos são imperdoáveis para os jovens que são fanáticos pelo estilo. Eles conseguem diferenciar todas as bandas e dizer os nomes dos integrantes de cada grupo.
Em resumo… Você precisa falar a mesma língua dos k-poppers (fãs de k-pop).
Agora vamos falar de números!
Você já sabe o que é k-pop, já viu que há um grande crescimento dessa indústria musical e que investir é uma possibilidade.
Mas faltou eu te apresentar números expressivos para abrir ainda mais os seus olhos para esta oportunidade de investimento.
Segundo a BBC News, no ano passado a indústria coreana trouxe cerca de 18 trilhões de wons para a economia coreana. Isso equivale a 18 bilhões de dólares americanos e cerca de 70 bilhões de reais
E então pronto para investir no mercado? Agora que você já sabe o que é k-pop e uma das oportunidades de negócio existentes. Me diz aí! O que você achou? Vai começar a investir? Deixe um comentário se já conhece o K-Pop!
Vale a pena conferir o post da nossa editora Rebecca Ahmed sobre os K-Dramas com 10 dicas para maratonar na Netflix e do Guilherme sobre o grupo coreano Blackpink.