Cada dia que passa mais rótulos, nomes e expressões trazem identidade, liberdade e conforto à milhares de jovens e adultos. Essa semana a atriz Bárbara Paz disse ser uma pessoa não-binária, afinal o que isso quer dizer?
O que é uma pessoa não-binária?
Antes de tudo, você precisa entender que existem dois conceitos básicos. O cisgênero, que é a pessoa que se identifica com o gênero referente ao órgão genital de nascença. Já os transgêneros se identificam com o gênero oposto ao nascimento.
Por sua vez, a pessoa não-binária sentem que o seu gênero não pode ser definido com margens e regras impostas pela sociedade, ou seja, acreditam que a sua identidade não seja nem homem e nem mulher… Ou melhor, muitas vezes se sentem homem, mulher e muitas outras vezes as duas coisas.
Homem e mulher?
Em resumo, os não-binários podem se reconhecer nos gêneros feminino e masculino ao mesmo tempo, mas também não se identificar com nenhum desses dois rótulos, ou então se sentir às vezes como homens e outras vezes como mulheres.
Ta, Carol e porquê a mídia trouxe esse assunto? Em entrevista despretensiosa ao Podcast Alma Masculina, contou:
“Então, gosto de ser menino e de ser menina. Pode? Hoje pode! Então hoje chama não-binário? Isso! Nossa, que legal! Então, está tudo certo eu falar isso? Não. Então, cada vez mais a gente consegue respirar e ser a gente. E isso não tem a ver com sexualidade, se gosto de mulher ou de homem.”
Para quem acompanha a carreira da atriz há muito tempo, não se surpreendeu à revelação, mas o que trouxe curiosidade ao público foi o fato de entender o novo termo e suas verdadeiras definições.
Bárbara não parou por aí e desabafou no instagram:
Gente meu deus quanto sensacionalismo! Não há nenhuma descoberta nenhuma revelação .
Sempre fui assim – inquieta curiosa com a vida. Liberdade de ser quem você é ! Amo ser minha mulher ser meu homem Amo ser essa mistura de eus . Amo ser quem eu sou ! Falei tantas coisas lindas e e fortes nesse podcast… Sobre quem eu sou e sobre como eu vejo a vida. Foi um papo entre dois velhos amigos .
Jamais imaginei que uma palavra resultaria em tantas repercurssões – a conversa tá lá no Podcast Alma Masculina – @almasculina falamos sobre nossas “masculinidades. “Sem peso sem nenhuma surpresa – nenhuma revelação – um dialogo sensato sobre o ser masculino – Sou uma infinidade de possibilidades sempre fui sempre serei . Bora colocar as máscaras de proteção e ir para as ruas amanhã !
Temos muito que lutar ainda!