A Suíça é considerada o segundo país mais rico do mundo. E não é apenas financeiramente, mas o país possui uma riqueza de fatores. Paisagens, arquitetura, idiomas (são 3 oficiais, alemão, francês e italiano), cultura e hábitos que encantam ainda mais os habitantes, imigrantes e visitantes. Estes descobrem a cada dia diversas curiosidades sobre a vida na Suíça.
E não é à toa que este pequenino país se destaca dentre os maiores da Europa. Pela sua simplicidade e hábitos culturais que, na visão dos brasileiros, podem ser considerados muito curiosos.
Conheça as principais curiosidades sobre a vida na Suíça:
1- Os estacionamentos são subterrâneos
Os Suíços prezam tanto pela estética que a maioria dos prédios possuem estacionamento subterrâneo. Somente nos principais centros das principais cidades é que os carros estacionados nas ruas são mais comuns.
2- Não existem muros ou condomínios fechados
A grande maioria das casas possuem muros de plantas ou cercas baixas, facilmente ‘puláveis’. Não existem condomínios fechados. Porém, a cada conjunto de prédios ou quarteirão, existem pequenos parques e brinquedos para as crianças se divertirem. E este é o local de encontro e convivência das crianças e vizinhos.
3- É proibido estender roupa no varal
Mais uma vez, a estética é tão importante para o ‘Gemeide’ (prefeitura), que estender a roupa na janela, quintal ou até mesmo na varanda, é punível com multa. As máquinas de lavar roupa não são individuais, cada casa ou prédio possui um porão ou uma parte dele exclusiva para lavar e secar a roupa. Cada morador agenda um dia e horário e usa uma chave para ligar os equipamentos.
4- Reciclar o lixo é obrigatório em todo o país
Separar o lixo orgânico do plástico ou do papelão não é apenas uma atitude Eco Frendly, em todo país (e na maioria dos países da Europa), reciclar é obrigatório. Existem galões de lixo específicos para cada tipo de lixo e na Suíça, até o tipo de saco de lixo precisa ser específico.
Além disso, você precisa de autorização da prefeitura para deixar o lixo doméstico nos containers. Caso uma dessas regras não seja cumprida, o governo pode aplicar uma multa de 250 francos por residência. E nem adianta pensar em não pagar, se uma multa não é paga, é descontada do imposto de renda ou até mesmo do salário, por ordem judicial. Então, se você pensa em morar na Suíça e se ainda não recicla o seu lixo, comece já!
5- É mais barato ser Vegetariano / Vegan na Suíça
Em comparação aos outros países da Europa, a Suíça é a que tem o maior preço por quilo da carne. Em contrapartida, uma curiosidade bem interessante são as opções de proteína vegana são o mesmo preço. Por vezes, chegam a ser mais baratas em comparação a determinados cortes e tipos de carne. Opções em conta para uma verdadeira inclusão nas opções alimentares. Uma maravilhosa curiosidade sobre a vida na Suíça! (Os animais agradecem!)
6- Os Correios deixam a sua encomenda na porta
Parece até uma realidade alternativa, mas é a pura verdade. Quando uma encomenda é enviada, o entregador toca a campainha e se ninguém atenda, ele deixa o pacote na porta, do lado de fora do prédio. E adivinhem só? Ninguém mexe, toca ou sequer se aproxima da caixa. Fica intacta à espera do destinatário encontrar e levá-la para dentro.
É óbvio que quando são encomendas importantes ou documentos, eles entregam à mão ou deixam em um posto dos correios mais próximo, mas nas encomendas mais comuns como roupas, cosméticos, objetos para a casa, é super normal deixarem na porta e com a tranquilidade de que chegarão ao destinatário intactas.
7- As crianças pequenas vão à escola sozinhas
Uma cena muito comum no dia-a-dia dos Suíços é uma criança pequena caminhar para a escola completamente sozinha. As escolas costumam ficar a poucos quarteirões das residências. Normalmente, a partir dos 4 ou 5 anos de idade, as crianças vão para as escolas completamente sozinhas, a pé, de patinete, skate ou bicicleta.
Elas não cumprimentam estranhos, olham sempre para os dois lados antes de atravessar e agradecem quando os carros param na faixa de pedestres. E na sua grande maioria, andam com um colete fluorescente, para serem vistas à distância pelos carros. Uma gracinha de se ver!
8- Os gatos domésticos andam soltos pelas ruas
Não é de se estranhar se ao passear por uma cidade mais interior na Suíça, um gato com coleira e super bem cuidado vier pedir carinho. Não, não é um gato de rua. Os gatos domésticos, gordinhos e com coleiras, andam soltos pelo quintal e pelas ruas. Eles não se afastam do raio de suas casas, mas ficam olhando para as pessoas que passam e em um mínimo sinal de interação, eles cumprimentam os vizinhos com muito charme.
Os animais são considerados serem com muita prioridade na Suíça. É um costume, durante a adoção de um animal, os Suíços adotarem dois de uma só vez, para que não se sintam sozinhos. O bem-estar dos nossos amigos estão em primeiro lugar por aqui.
9- Os Suíços comem e dormem cedo
Ao passear pelas ruas e observar os restaurantes, também é muito comum encontrar pessoas sentadas almoçando às 11h30 da manhã e jantando às 18h30 da tarde. A pausa para almoço nas empresas é ao meio dia em ponto, em home office, pode vir a ser mais cedo.
A Suíça é um país maioritariamente diurno, ou seja, tudo que deve ser feito, é sempre no horário mais cedo possível. Às 21h da noite, de dentro de casa, é normal ouvir os vizinhos fechando as persianas e se preparando para dormir. E uma curiosidade interessante é que, no verão, por conta do horário, o sol costuma se pôr às 21h30 da noite. Ou seja, a grande maioria, durante o verão, dorme ainda antes do sol se pôr.
10- Fazer barulho depois da hora é caso de Polícia
Uma das leis mais rigorosas no país é a lei do silêncio. Entre o meio dia e às 14h e depois das 22h até às 7h do dia seguinte é expressamente proibido incomodar os vizinhos com qualquer tipo de barulho – exceto, como é óbvio, os incontroláveis como choro de bebês e ruídos de acidentes domésticos.
Até mesmos os parques residenciais precisam estar fechados durante estes horários. Por mais rigoroso que pareça, o respeito pelo próximo na Suíça é um dos valores mais cultivados e todos precisam se adaptar.
Quer saber mais curiosidades sobre a vida na Suíça?
Siga o meu Instagram @notasdeumaexgordinha!